segunda-feira, 5 de maio de 2014

Nouvelles !

Olá ! O fim de Abril foi bem agitado ,tive algumas coisas com o Rotary e com a escola também! Espero que esses meus próximos e últimos dois meses aqui ,seja tão agitado como minhas ultimas semanas !

 Abril me lembra Páscoa, no inicio fiquei um pouco decepcionada com a Bélgica , em relação a isso,porque eu não conheci NADA sobre a Pascoa aqui .Tinha visto cartazes na cidade sobre "caça aos ovos " e todo lugar que eu ia tinha aqueles ovinhos pequenos de chocolate pra comer .Os supermercados diferentemente do Brasil não existe aquelas sessões de ovos de pascoa caros que vem com surpresinha dentro. No domingo de Pascoa ,foi um dia normal só fomos almoçar em família e foi tudo. Achei bem estranho ,como assim , o país do chocolate , não existir os verdadeiros ovos de pascoa ,onde está o coelho da páscoa e as pegadas no domingo de manha ?

Dai eu resolvi procurar na internet algumas explicações ,e me surpreendi ! Acho que não vivi todas essas tradições , porque minha Host família atual é protestante e não leva muito a sério as tradições. Uma pena ,porque achei bem diferente as tradições .

 Se no Brasil o feriado oficial começa na quinta-feira, por aqui é na segunda-feira após o domingo de Páscoa. É neste dia que o comércio fecha as portas e nínguém trabalha. E na quinta-feira e sexta-feira santa, as pessoas trabalham normalmente! O nosso conhecido coelhinho da Páscoa, aqui perde espaço pro pintinho, a galinha e o galo (embora seja possível encontrar os coelhinhos também) e o Símbolo importante da data no país são os ‘sinos de Páscoa’ (oucloches des Pâques)! A história segundo a tradição é que durante os dois dias antes da ressurreição que os sinos da igreja não tocam eles vão até Roma e no domingo, quando voltam, eles tocam e espalham ovinhos de chocolates por toda a cidade! Por isso uma das tradições por aqui é a caça aos ovos, não é raro no domingo de Páscoa se encontrar crianças nos jardins, parques, até nas ruas, à procura dos seus ovinhos escondidos. Estes aqui, ao contrário do Brasil, são normalmente bem pequenos, mais ou menos do tamanho de ovos de codornas.
 Uma outra diferença está no cardápio: enquanto no Brasil a semana de Páscoa comemos bastante bacalhau e muito peixe, aqui na Bélgica não é melhor não ,(eu pelo ou menos não gostei) que é a carne de carneiro (ouagneau), símbolo do sacrifício.Imagina comer carneirinhos ?? :o





A host família reunida 



 O Rotary e o Rotex organizaram algumas atividades também .Primeiro fomos um sábado pro Walibi , um parque de diversões muito famoso na Bélgica ,como o hopi hari no Brasil .Deixei meu medo de lado e fui em quase todos os brinquedos ,que minha mãe surtaria se visse .Mas foi muito legal ! A outra visita foi em Bruxelas com o Rotary .Fomos visitar o Atomium ,um átomo gigante que é um grande ponto turismo da Bélgica ,e realmente muito bonito. Principalmente a vista lá de cima . E no mesmo dia , fomos visitar o jardim do palácio real ! O rei e a rainha tem uma mansão no meio de um jardim maravilhoso que deve ser maior que minha cidade .O serres royales de Laeken ,abre 13 dias por ano pra visitas ,e claro , no périodo de primavera onde as flores aqui estão pra todo o lado ! Fico de boca aberta de tão lindo que é !



























 E para começar o mês de maio com o pé direito ,chegou o dia mais esperado para toda minha escola !! Todo ano tem uma festa muito famosa na cidade que chama o Ruban Bleu .O ano inteiro eles me falaram sobre isso , é tipo o melhor dia da vida deles!   Os Rhetos (tipo o terceirão no Brasil ) e os alunos da 5éme (2º ano ) chamados de "Poetas" , na competição viram rivais por uma semana .A disputa é o seguinte : No começo da semana os dois grupos colocaram cartazes no corredor principal da escola ,pra mandar recados um pro outro .Cada dia tinha uma mensagem nova ,até a sexta feira ,o grande dia. O rheto com a cor azul e os poetas com a cor vermelha .Foi um dia inteiro com competições de basquete ,basebol e futebol ,alguns shows e por ultimo a cerimônia , com dança ,teatro e no final o representante do 5éme recebeu a bandeira do Rheto ,para os Poetas ,futuros Rhetos no proximo ano !
 Como toda competição tem uma torcida eu fui de lider de torcida ! Aqui eles falam "pompom girls". È totalmente diferente do estilo americano .A roupa é diferente e as meninas não são atletas.  Começamos a ensaiar a coreografia 2 meses antes , até que eu torci meu pé , e ainda estou proibida de fazer qualquer tipo de esporte . Fui do mesmo jeito, mas a parte melhor que era a dança, eu não pude fazer ! Mas foi tudo lindo , uma das experiencias mais legais do meu intercâmbio .


















 Bisous de la Belgique !

Nenhum comentário:

Postar um comentário