Rotary


Estou fazendo o intercâmbio através do Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ), que é um dos principais projetos do Rotary International(RI). Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio - como eu - são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.

No intercambio de longa duração - 1 ano - você passará um período morando com famílias anfitriãs (3 ou 4 familias), frequentando escola e vivendo de acordo com a cultura do local.
O intercâmbio através do Rotary não tem um alto custo, pois o programa é administrado por voluntários dos clubes, o que ajuda a reduzir os custos para os estudantes e suas famílias. Você só escolhe o país e geralmente é enviado para cidades pequenas (não é você que escolhe onde vai ficar), onde a comunicação e a adaptação se torna mais facil.

Janeiro e agosto são os meses de embarque para os jovens que optam pelo Programa de Longa Duração.

Você deverá nesta data já ter providenciado seu passaporte, vistos consulares, passagem de ida e volta, seguros de vida, de saúde e acidentes pessoais.

Sua família irá receber jovens estrangeiros durante um ano, mais provavelmente no ano em que você estiver no exterior. Além da sua, deverá ser indicada outras duas familias voluntária para hospedar o jovem estrangeiro que virá em sua contrapartida.

  Como fazer Intercâmbio pelo Rotary ? 

 O primeiro passo é você proucurar um Rotary Club mais proximo , lá eles vão te fazer um pequeno teste,para saber se você realmente tem um Perfil de estudante de Intercâmbio do Rotary . Depois disso você vai passar por uma seleção ,que é diferenciada de distrito para distrito. No meu distrito 4520 a seleção consiste em uma prova de conhecimento gerais,uma redação em ingles ,entrevista ,testes pisicologicos, e um teatro .Parece um bicho de sete cabeças , mas é super tranquilo .
 

   Escolha dos Países

Outra coisa que difere de distrito para distrito.Na maioria dos distritos sai a ordem de classificação,reune todos os intercambistas e chamam cada um na ordem da classificação para escolher os países que existe a vaga.Por exemplo,se você for uns dos primeiros classificados terá vaga para quase todos os países se você foi uns dos ultimos os melhores países já terão a vaga ocupada. No meu distrito eu indiquei 5 países (Dinamarca,Bélgica,Noruega,Austrália,Suiça) e eles me enviaram um email dizendo  que eu vou para Bélgica.
  

 Application Form 

Pra mim , essa é a parte mais chata do intercâmbio .Depois de selecionado ,você deve preencher varios formulários , de tudo da sua vida , e dentro dele existe um documento chamado Guarantee Form .Todo formulario será mandado para o País de Acolhimento para você ser aprovado no seu distrito anfitrião. Se o seu Application for aprovado e essa vaga realmente existir,será mandando de volta o seu Guarantee Form com todas as informações do seu Intercâmbio. O Guarantee Form é o formulario que confirma o seu intercâmbio , e você precisará dele para tudo .
  

 Orientações

O Rotary programa varias orientações para o Estudante se preparar para o Intercâmbio. Na maioria é com os Inbounds e o pessoal do Rotex. Dentre essas orientações tem a Conferencia Distrital ,que é o maximo !

 Depois da Viajem  

Por favor , entre para o Rotex.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário