sábado, 21 de dezembro de 2013

4 mois .


Bonjour Belgique e olá Brasil.
   Nessa ultima terça,completou quatro meses que eu estou aqui .Passou tão rápido ,mais muitas coisas aconteceram,muitos aprendizados,crescimento e experiencias.Com 4 meses ,é que todos dizem , depois de 4 meses você já aprende a lingua ,já esta adaptada,fez amigos ,começa a se sentir em casa,com 4 meses tudo já está ajeitado ,no seu eixo. A minha fase de adaptação na Bélgica ,sim foram realmente esses 4 meses,mais na família,comecei a me sentir em casa mais cedo.O francês eu consigo conversar e as pessoas me entendem ,eu acho, mas eu sei que não é perfeito ,e que sempre tem algum erro na frase. O problema é que ninguem me corrige,mesmo eu falando errado ,e por mais que eu peça , todos me deixam falando errado. Mais com certeza cada dia eu me sinto melhor que ontem, e acho que assim anda.Amigos,na escola eu conheço muita gente, converso com a maioria das pessoas da minha sala , e de outras salas tambem ,mais me sinto em dificuldade de acompanhar tudo e conversar muito ,as pessoas conversam ,eu tento entender e quando eu tenho alguma coisa de legal pra contar,o assunto já é outro . E acho que isso me priva de mostrar um pouco de mim . Os belgas,são realmente muito gentis,gosto muito e me sinto mais proxima de muitos deles,mas essa questão , acho que vou precisar de mais um tempinho pra acostumar.Já os intercambistas , acho que é uma quarta familia ,o fato de estar na mesma situação,de passar por dificuldades parecidas e conseguir entender e conversar sem medo ,forma uma união , e companheirismo pra tudo !
   No mês passado , teve um almoço do Rotex , com todos os intercambistas da Bélgica,e que cada grupo de 5 pessoas tinha que levar um prato tipico do país de origem. Nunca comi tanto na minha vida,queria muito experimentar as comidas dos outros países ,mais o fato de ter varias comidas brasileiras por um unico dia ,não permitiu isso . Eu e mais quatro amigos fizemos salgadinhos.Descobrimos um mercado brasileiro em Bruxelas , que é o paraíso ,e vende varias coisas . Outros grupos brasileiros fizeram outros pratos ,como empadão ,feijão tropeiro,tutu de feijão e etc.Tava tudo muito bom , e até deu pra sentir um calor Brasileiro,mais não !






 Por falar em clima , tive minha primeira neve no começo do mês .Como uma pessoa não normal, sai de casa a noite e de pijama ,pra tentar registrar.Não deram belas fotos,mais pra registrar o momento ,foi até bom .
Mais inédito possível ,minhas havaianas na neve .


 Dezembro é clima de Natal ,a cultura aqui , não é tão diferente do Brasil mas acrescenta o Saint Nicolas, que a partir do meio de novembro ,todo dia a noite ,devemos colocar o sapato na chaminé e toda manhã tem um doce diferente .Na manha do dia 7 de dezembro é o dia de Saint Nicolas , e você ganha um presente especial . Tem familias que tem a crença só nisso , e é nesse dia que os presentes de Natal são dados.Outras familias como a minha,dão um pequeno presente no dia 7 eu ganhei um saco com doces e chocolates,e no dia 24 tambem com um presente de verdade,a arvore de natal ,ou o Sapin de Noël já ta aqui na sala , já com varios presentes.
 A decoração das cidades ,é incrível .Todas as cidades tem uma decoração especial ,e tem tambem o famoso "Marche de Noël" que é um mercado que tem no centro de todas cidades .È como uma feira que vende coisas de natal ,e a tradição  de tomar chocolate quente no fim.
 Na ultima terça , fui conhecer Antwerpen uma cidade na parte holandesa da Bélgica,e fiquei impressionada como a cidade é bonita e a decoração de Natal também .Todos falaram que a noite quando as luzes acendem fica mais bonito ainda .Fiquei encantada com tudo lá ,muita gente só anda de bicicleta ,e achei lindo ! Antwerpen é considerada a cidade do Diamante e o centro da moda na Bélgica, saiem vários estilistas de lá .

Saint Nicolas e o amigo dele que não sei quem é ,mais eles andam sempre juntos 















Marche de Noël em Antwerpen.

 


  Feliz Natal  e Joyeux Noël !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário